Um ano atrás, quando anunciou que lançaria TVs com painel MiniLED, a TCL não foi muito enfática. De fato, houve alguns lançamentos em 2020 (não no Brasil), mas sem maior alarde. Só que outros fabricantes – incluindo as rivais LG e Samsung – aderiram. Agora, parece que o jogo é pra valer. Nesta segunda-feira, primeiro dia oficial da CES Online, a fabricante chinesa apresentou uma prévia dos modelos que planeja lançar este ano, transformando os painéis MiniLED em seu maior destaque.
Como explicamos aqui durante a CES 2020, esses painéis não representam uma nova tecnologia – caso, por exemplo, dos MicroLED da Samsung. Na verdade, são mais um aperfeiçoamento dos backlights, elemento essencial de todo display LCD. Com leds bem menores (vejam a diferença na foto), é possível aumentar significativamente a quantidade de luz que incide sobre os pixels (cristais líquidos).

Detalhe fundamental: os leds são arranjados em blocos (zonas), e a luminosidade de cada bloco é controlada pelo processador da TV. Se esse processador não fizer bem o seu trabalho, o resultado final será prejudicado. Não por acaso, todos os fabricantes estão anunciando também chips mais eficientes. Tudo para aproximar ao máximo os TVs LCD do desempenho dos OLED; nestes, cada led é controlado individualmente.

Outra questão em aberto é a quantidade de minileds a ser utilizados. Das três fabricantes, a única até agora que revelou seus números foi a LG: 30.000 leds divididos em 2.500 zonas. Esses são números aproximados para TVs de maior porte; em modelos menores, haverá menos leds e zonas.

Nesta 2a, a TCL anunciou também uma novidade chamada OD (Optical Distance), que quando for lançada terá influência decisiva no desempenho dos TVs. Mas isso é tema para um outro post.

2 thoughts on “MiniLED, vida nova para o LCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *