Há exatamente um mês, comentávamos aqui sobre os novos painéis de backlight Mini-LED, apresentados na CES e que estão sendo adotados pelos principais fabricantes de TVs este ano. Os leds que iluminam por dentro os painéis de cristal líquido (LCD) serão agora muito menores e, com gerenciamento otimizado por processadores mais eficientes, tendem a fornecer brilho mais intenso e principalmente mais estável para a formação da imagem.

A chinesa TCL, uma das primeiras a utilizar esses backlights, trouxe à CES uma outra inovação que, na teoria, deve garantir desempenho ainda melhor dos displays baseados em LCD. Trata-se da chamada “distância óptica” (OD), algo que parecia impossível de reduzir até bem pouco tempo atrás. Basicamente, o truque consiste em encostar o painel de backlight no painel LCD. Encostar mesmo: a TCL especifica “OD Zero”, ou seja, 0mm de distância óptica entre os dois painéis.

Pode-se voltar à velha pergunta “por que ninguém pensou nisso antes”? E a resposta é: pensaram, sim. Só não haviam encontrado uma forma de montar os dois painéis tão colados, já que o tamanho dos leds não permitia. A solução está nos diodos menores e mais achatados (Mini-Leds), além de uma nova lente, com níveis bem mais altos de transparência para otimizar o aproveitamento da maior quantidade de luz. Com isso, os TVs ficarão também mais finos (o vídeo oficial da TCL dá uma ideia).

1 thought on “OD Zero: TVs vão ficar ainda mais finos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *