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TVs Smart já são quase 100% do mercado

 

Comunicado distribuído nesta 2a feira pela Eletros (Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos) indica que as vendas de TVs Smart – aquelas que dão acesso direto à internet, incluindo navegador e aplicativos – representaram 97,7% do total de aparelhos vendidos em 2020. Foram 12,680 milhões de unidades, contra 11,855 milhões em 2019, quando a categoria correspondia a 91,7% do total. Segundo a entidade, em 2013 os TVs “inteligentes” eram apenas 22,4% do mercado, subindo para 39% em 2015 e 85% em 2018.

Outro dado interessante é o crescimento das telas grandes. Embora o levantamento não seja muito claro, o percentual de TVs acima de 45 polegadas já é de 41,5%, com tendência de alta. Modelos abaixo desse tamanho ainda são a maioria: 58,5%; e boa parte dos consumidores (30,7%) continuam preferindo o menor tamanho disponível: 32″.

Curioso é o recorte da pesquisa: no Brasil, não existem TVs de 45″, mas de 43″ e 49″ (vejam aqui a tabela atualizada periodicamente pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL). Pode-se deduzir que naqueles 58,5% estão os modelos de 40″ e 43″. “Acima de 45″, portanto, são os modelos de 49” ou maiores.

Uma divisão mais coerente seria considerar, como fazem os fabricantes, que “telas grandes” são aquelas de 55″ ou mais. Isso permitiria ter uma ideia melhor da tendência de consumo. Como mostra a tabela, a variedade de modelos de 55″ e 65″ é muito maior que os demais, confirmando que esses são os tamanhos preferidos pelo consumidor brasileiro.

Vale lembrar que a tabela se restringe a TVs 4K, que pelos dados disponíveis (não oficiais) já chegam a 60% do mercado, também com tendência de alta. O levantamento da Eletros engloba também TVs HD e Full-HD, que aos poucos vão perdendo espaço.

Um último dado do levantamento é que o mercado de TVs manteve-se estagnado em 2020, com retração de 0,1% nas vendas em relação ao ano anterior. Efeito evidente da pandemia, que manteve as lojas fechadas durante grande parte do ano. O crescimento do e-commerce ainda não serviu para compensar essas perdas.

Para quem tiver curiosidade, este link apresenta dados detalhados sobre a produção e venda de TVs desde 2016 pelas empresas com fábrica na Zona Franca de Manaus. Parte dos modelos que estão nas lojas é importada.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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