Saiu na semana passada o levantamento mais abrangente já realizado sobre os hábitos de consumo dos brasileiros no período da pandemia. Um trabalho detalhadíssimo do Kantar IBOPE Media, novo nome do “Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística”, nosso velho IBOPE, fundado em 1942 e que em 2014 foi adquirido pelo grupo britânico Kantar (detalhes aqui).

O estudo – mesmo sem informar quantas pessoas foram entrevistadas, nem onde – certamente passa a servir de referência para quem trabalha nos segmentos de mídia, entretenimento e tecnologia de consumo. Que o brasileiro é um dos povos que mais assiste televisão no mundo, já se sabia há tempos. A novidade, revelada pelo estudo, é que esse hábito se expandiu expressivamente em 2020: na média, cada um de nós passou incríveis 7 horas e 9 minutos diante da tela, um aumento de 37 minutos sobre 2019.

Mais revelações: considerando os últimos cinco anos, nada menos do que 38 dos dias com maior audiência na televisão aconteceram em 2020! É bom lembrar que, nesses cinco anos, tivemos uma Copa do Mundo, uma Olimpíada (no Brasil), três eleições, denúncias escabrosas de corrupção, novelas polêmicas, BBBs e tudo mais. O recorde de audiência foi em 24 de março do ano passado, quando o país começava a conhecer um tal de coronavírus.

Para surpresa de ninguém, os brasileiros também são fissurados por vídeos online, tanto os gratuitos, especialmente do YouTube (80% aqui contra 65% de média mundial), quanto nas redes sociais (72% contra 57%) e nos serviços de assinatura (62% a 50%). Esse hábito, aliás, teve expansão de 84% nos últimos três anos, saltando de 33% dos domicílios em 2018 para 61% em 2020.

Destaque ainda para os gêneros preferidos por essa galera faminta por vídeos na internet. Cada usuário de serviços VoD (Netflix, Globoplay, Amazon Prime etc.) passou 1 hora e 49 minutos por dia, em média, vendo esses conteúdos. A maioria (62%) prefere ver séries internacionais – o que é curioso, porque há uma infinidade de conteúdos nacionais de qualidade; e grande parte (42%) usa a internet para assistir a vídeos de notícias, embora aqui não fique claro se entram também programas de debates (“Roda Viva”, “Segunda Chamada”) ou de variedades como “Fantástico”, “Globo Repórter” etc.

Em futuros posts, analisaremos outros detalhes do estudo. Para quem quiser vê-lo na íntegra, eis o link.

2 thoughts on “Sete horas por dia vendo televisão

  1. Então…, não vou dizer que passo todo esse tempo por dia em frente a TV, mas depois que adquiri minha TV 4K, em janeiro desse ano com tela OLED, não quero parar de ver minhas séries prediletas e rever aos filmes em bluray de minha coleção.
    De acordo com o ditado, acabei “unindo o útil ao agradável”. E o canal que estou mais assistindo é o Youtube, imagens fantásticas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *