Em maio, a revista HOME THEATER & CASA DIGITAL comemora seus 25 anos de existência com uma edição mais do que especial. Estamos preparando uma retrospectiva dessas duas décadas e meia em que testemunhamos não apenas uma, mas várias mudanças de paradigma na sociedade contemporânea. Nossa ideia é proporcionar aos leitores uma “viagem”, que certamente será nostálgica (quem viveu sente saudades…) e também esclarecedora (principalmente para quem tem menos de 40 anos).

Para nossa equipe, que está revisitando todas as 300 edições da revista (sim, foram 300 meses de circulação, religiosamente cumpridos, além de diversas especiais), a “viagem” equivale a uma redescoberta. Certos detalhes perderam-se no tempo, e agora voltam através de páginas empoeiradas da época analógica.

 

Edição de 4o aniversário, Maio de 2000: antecipando as tecnologias do milênio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redescobrimos, por exemplo, produtos que prometiam uma revolução e simplesmente não vingaram: TSS (Total Surround Sound), sistema de processamento criado na antiga Iugoslávia nos anos 1980 que não emplacou, uma espécie de avô do áudio 360 existente hoje (saiu na edição de agosto, 1996); Mini-disc, formato criado pela Sony como alternativa ao CD (julho, 1998); TV a laser de retroprojeção, cuja estreia assistimos ao vivo nos EUA (outubro, 2008). E por aí vai.

Os saudosistas com certeza irão vibrar com essas e outras pérolas que fazem parte da evolução tecnológica nestes 25 anos. O ideal seria reuni-las num lugar onde as pessoas pudessem ver tudo ao vivo, como no fantástico Museu da Imagem em Movimento, em Nova York, ou mesmo no Museu do Futebol, em São Paulo. Infelizmente, as comemorações do nosso 25o aniversário terão de ser apenas virtuais. E contidas, claro, diante da tragédia de tantas mortes e sofrimento.

Esperamos uma festa à altura em 2022, no 26o aniversário, com a pandemia controlada e menos estupidez à solta.

3 thoughts on “25 anos de tecnologia… e contando

  1. Que maravilha!!! Pena que não conheci vcs antes… cheguei no Brasil em1997 sou arquiteta com uma especialização em Edifícios E Casas Inteligentes… hoje tudo mudou muito ! Que bom que os conheço e sou assinante da revista
    Parabéns pela linda trajetória ajudando as pessoas a usufruírem da tecnologia

  2. Tenho 66 anos e sempre fui ligado em tecnologia e sentia a necessidade de estar sempre a frente, adquirindo essas maravilhas tecnológicas. Lembro-me sim, do lançamento do CD e anos depois da TV de retroprojeção.
    Recebia visitas de amigos e parentes em casa, curiosos com essas novidades. Sou um cara muito feliz por poder fazer parte dessa evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *