Se as caixas acústicas de embutir conquistam cada vez mais espaços, como mostramos neste post, há uma variante que alguns projetistas estão descobrindo, para deleite de arquitetos e designers: as caixas invisíveis. Não são propriamente novas – as primeiras surgiram nos EUA há cerca de dez anos -, mas os avanços obtidos recentemente são significativos.

Para quem não está familiarizado, essas caixas têm perfil muito mais fino (até 5cm) e índices de dispersão sonora mais altos que as caixas convencionais, a tal ponto que em alguns modelos as ondas sonoras se espalham pelas paredes para preencher o ambiente. Seus falantes não são voltados para frente mas para dentro da parede, o que exige cuidados especiais na instalação. E, para se tornarem de fato “invisíveis” no ambiente, sua face frontal precisa ficar alinhada exatamente com a parede (ou o teto), e ser pintada na mesma cor.

A fabricante californiana Sonance, uma das líderes mundiais nesse tipo de caixa, desenvolveu um método de instalação chamado Motion Flex, baseado numa espécie de template que é fornecido junto com a caixa. A praticidade e a precisão com que se consegue fixar a caixa são realmente admiráveis – vejam este vídeo instrucional.

Outras marcas, como as americanas Origin e Stealth e até a brasileira Ludk, estão se destacando nesse segmento. Embora não se possa exigir a potência e a presença do som emitido por boas caixas torre ou bookshelf, não há dúvida que as caixas invisíveis tendem a ocupar cada vez mais espaço no mercado.

1 thought on “Caixas acústicas: para ver ou para ouvir?

  1. Orlando… a sua matéria, me ´´reacendeu e reforçou´´ uma antiga ideia e teoria, que necessito tentar por em pratica,não necessariamente para essa aplicação mas outras questões em si, para depois tentar rascunhar na prática, porém, é um assunto complexo, que exige muita pesquisa e testes, mas gostei, dessas inovações das caixas de embutir, mas ainda não há nenhuma que substitua uma boa caixa de madeira. Ab$

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *