A edição de setembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que começou a circular na semana passada, vem com um Encarte Especial sobre projetos e produtos para a Casa Inteligente. Sob o título geral “Tecnologia & Arquitetura”, a edição traz depoimentos de integradores, arquitetos e designers que vêm se especializando em harmonizar as novas tecnologias com estilos variados de decoração.

Não é um trabalho fácil, até porque envolve os gostos particulares dos moradores, que sempre têm a última palavra. Quantos projetos já vimos em que, só para citar um exemplo, as caixas acústicas ficaram desalinhadas por intransigência do proprietário (ou do arquiteto), prejudicando o resultado sonoro? Mais detalhes aqui.

Desta vez, nossa equipe conseguiu unir esses dois mundos. Encontramos integradores e arquitetos que falam a mesma língua, o que é ótimo. A edição especial Tecnologia & Arquitetura traz uma série de projetos que harmonizam primorosamente as ideias estéticas com novos recursos tecnológicos, incluindo automação. Keypads de acionamento suave, até por aproximação, com vários estilos de acabamento, ilustram bem essa ideia. Assim como lâmpadas e fitas de led, acionadas até por aplicativo, que “criam” ambientes diversos dentro de um mesmo espaço.

Some-se a isso cortinas e persianas elétricas, alarmes e sensores de portas e janelas, melhor aproveitamento da luz natural, assistentes virtuais, TVs e telas de projeção montadas sobre elegantes painéis de parede, caixas acústicas invisíveis (ou quase)… é uma fantástica gama de produtos e serviços que muitas famílias estão descobrindo. Para encomendar a edição, clique aqui.

E antes que alguém diga que tudo isso é “coisa de milionário”, vale lembrar que boa parte desses recursos já pode ser encontrada até em lojas do tipo home center. O problema é que, para fazê-los funcionar de forma confiável, é indispensável contar com um bom integrador. Por mais que se fale em plug-and-play, automação é coisa para profissionais.

2 thoughts on “Combinando tecnologia e design de ambientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *