Categories: Uncategorized

TV QD-OLED: premiado e cancelado

 

 

O produto mais aguardado da CES 2022 talvez não seja mostrado. Nesta 3a, notícias vindas da Coreia indicavam que a Samsung desistiu de exibir no evento os displays QD-OLED, que são híbridos de QLED (pontos quânticos) com OLED (detalhes aqui). O site Quantum Dots-Info revela que o produto ainda apresenta problemas de desempenho, o que inviabiliza apresentações públicas.

Curioso é que, mesmo antes do lançamento, esses displays já vêm sendo saudados por muitos especialistas como o ponto alto da evolução tecnológica até agora. Tanto assim que a própria CES, através de sua comissão de analistas independentes, indicou o modelo QD-Display de 65″ (a empresa se recusa a colocar “OLED” no nome oficial) para o tradicional prêmio Best of Innovation deste ano.

Diz o texto oficial da CES:

“O TV Samsung 65” QD-Display é o primeiro verdadeiro RGB autoemissivo Quantum Dot OLED do mundo, revolucionando o mercado ao combinar os altos níveis de contraste RGB OLED com as cores e a luminosidade dos pontos quânticos para a melhor performance visual.

“O TV QD-Display combina a revolucionária performance do QD-OLED com o belíssimo design Infinity One e a tecnologia Object Tracking Sound, da Samsung. É fabricado com o processador Neo Quantum 2022 para uma imagem superior, incluindo taxa de renovação de tela de 144Hz e quatro entradas HDMI 2.1, que são grandes atrativos para os gamers.

“Com visual, som e velocidade impecáveis, o TV QD-Display representa a próxima fronteira do entretenimento doméstico”.

Pena que nada disso poderá ser checado na prática durante a CES. O cancelamento coloca em dúvida os planos da Samsung de lançar o produto comercialmente neste primeiro semestre. Teremos de aguardar um pouco mais para saber.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago