Na cobertura da CES 2022, inserimos um capítulo sobre a história do evento (vejam aqui). Além de alegrar os nostálgicos, e há muitos por aí, esse levantamento ajuda a entender melhor a evolução das tecnologias de consumo, especialmente áudio e vídeo, desde 1967, quando aconteceu em Nova York a primeira edição do evento.

Grande parte das imagens foi cedida pela própria CTA (Consumer Technology Association), organizadora da CES; outras foram resgatadas de nossas coberturas, iniciadas em 1986, quando eram realizadas duas edições por ano: a de verão, em junho, e a de inverno, primeiro em dezembro e anos depois transferida para janeiro, mês que acabou se tornando o “oficial” – a edição de verão deixou de ser realizada em 1992. A imagem acima é da CES 2004, quando começava a “era do LCD”.

No levantamento, é possível ver relíquias como aparelhos de áudio dos anos 60, os primeiros videocassetes Betamax Sony e VHS RCA/JVC (70), o lançamento do CD e do videogame (80), as primeiras TVs de tela plana (90) e, já neste século, Blu-ray, HDTV, 4K, 8K… É apenas um pequeno mostruário: em nossa edição 25 anos (que pode ser baixada aqui) e no hotsite comemorativo, há muito mais.

Essas “viagens ilustradas” são um dos elementos mais gratificantes para quem acompanha a evolução tecnológica.

1 thought on “A CES e seus 55 anos de história

  1. Gosto muito de rever a evolução da TV e outros eletrônicos que marcaram épocas.
    Me lembro que em meados dos anos 90 comprei uma TV com som estéreo de 21″ e fiz sucesso entre meus amigos. Depois em 2006 veio a TV Sony de retroprojeção com home theater da mesma marca de modelo com receiver.
    Hoje as telas OLED combinadas com vídeos HDR são fascinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *