Categories: Uncategorized

Um projetor para toda obra

Um dos produtos mais originais apresentados na última CES foi o Freestyle, da Samsung. Vem sendo descrito como um projetor, mas a própria Samsung o chama de “dispositivo de entretenimento”. Sim, é um conceito vago, talvez uma futura nova categoria de produto. A começar do visual, que pode lembrar, por exemplo, uma câmera ou um spot de luz. Seja o que for, é sem dúvida uma grande ideia.

Pesando apenas 830 gramas, o Freestyle foi pensado para a portabilidade. Você pode colocar para funcionar facilmente em qualquer espaço, inclusive fora de casa e em viagens. Tem os recursos de uma smart TV, ou seja, pode se conectar sem fio a um modem de internet ou smartphone, e reproduzir imagens dos serviços de streaming, além de fazer espelhamento com a tela do celular. A projeção pode variar de 30 a 100 polegadas, dependendo do espaço disponível.

Segundo a Samsung, a configuração é simples, com ajustes automáticos de keystone, foco, proporção e nivelamento de tela. A imagem pode ser projetada em qualquer superfície, inclusive inclinadas, e também no teto: o projetor possui um suporte que gira 180 graus.

Outra boa sacada foi incluir o chamado assistente de voz de campo distante, dispensando controle remoto: sem sair de seu lugar, você fala e o projetor executa os comandos determinados. Mais: possui dois alto-falantes para circular o som em 360 graus.

A Samsung informa que já teve mais de 10 mil pedidos em pré-venda do Freestyle nos países onde o produto está disponível; para o Brasil, ainda não há definição de quando isso acontecerá.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago