Categories: Uncategorized

Aluguel de horários na TV aberta

Meio que na surdina, a Câmara Federal aprovou no último dia 31 o projeto que libera as emissoras de TV aberta a exibirem produções ditas “independentes”. Aparentemente, é uma boa medida, representaria mais espaço para produtores que não têm acesso à grande mídia. Só que não. Na prática, o projeto equivale a um “liberou geral” na prática do chamado aluguel de grade, quando uma emissora reserva longas horas de seu dia a conteúdos de determinado gênero – sendo os mais comuns os programas religiosos e os de televendas.

Curioso que os nobres deputados tomaram essa decisão uma semana após a Justiça Federal ter condenado as redes Band e Record a reduzirem seus espaços publicitários a 25% da grade diária, que é o determinado pela Constituição. É bom lembrar que as emissoras, embora sejam dirigidas por empresas privadas, são “concessões do Estado”, obrigadas a obedecer limites constitucionais.

O tema é polêmico, volta e meia ressurge no noticiário (já foi tratado aqui algumas vezes). Há emissoras que são renitentes em desrespeitar o tal limite de 25%, e se os anunciantes que pagam mais são igrejas ou empresas de telemarketing, tanto faz. Record e Band não estão sozinhas.

Para facilitar a artimanha, o projeto agora aprovado (que precisa ainda passar pelo Senado) redefine o próprio conceito de “publicidade”. No caso das emissoras, o texto determina que a publicidade comercial “restringe-se à publicidade de produtos e serviços para os consumidores e à promoção de imagem e marca de empresas”. E acrescenta que ficam fora da restrição as “propagandas institucionais e a publicidade oficial” (vejam os detalhes).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago