Estivemos na 6a feira 12/05 em Joinville (SC) para a festa de comemoração dos 40 anos da distribuidora Som Maior. Foi em maio de 1983 que Luis Assib Zattar, apaixonado por áudio, decidiu abrir uma pequena loja no centro da cidade. Eram os tempos do Brasil isolado do mundo, em que a importação de aparelhos eletrônicos estava proibida. Em 1990, quando o mercado se abriu, a Som Maior foi uma das primeiras a trazer produtos do exterior.

Mas não qualquer produto: apostou no segmento de alto padrão, que hoje conhecemos por “high-end”. E acertou em cheio, ajudando a criar o mercado que existe hoje. Nesses 40 anos, Luis (na foto com os filhos Samir e Kahlil) e a equipe da Som Maior ajudaram a formar centenas de profissionais e empreendedores pelo país afora. Muito além da parte comercial, foi um trabalho “educativo” que permitiu entender o consumidor brasileiro e trazer para ele os produtos mais adequados e de melhor qualidade.

A festa movimentou a cidade catarinense, com a presença de autoridades e empresários, além de revendedores vindos de todo o país, que também participaram de treinamentos, ao longo da semana, com especialistas enviados por empresas que a Som Maior representa: B&W, SIM2, Rotel, JL Audio, Audioquest, NAD e Storm Audio. Todos eles, aliás, reconheceram a importância de contar com um parceiro como esse para reforçar sua presença no Brasil. Para a italiana SIM2, por exemplo, nosso país já está entre os cinco maiores faturamentos do grupo no mundo.

“Ousadia e paixão” foram as palavras usadas por Luis Zattar durante a festa, explicando o sucesso de sua empresa. Realmente, é necessária muita ousadia – além de dedicação e persistência, acrescento – para conduzir um negócio baseado em importações, num país com moeda tão instável e com histórico de incertezas econômicas. E a paixão, claro, está por trás de todas as histórias de sucesso.

Parabéns à Som Maior.

1 thought on “40 anos de ousadia e paixão

  1. Caro Orlando, obrigado pela coluna e pelos votos! A Revista Home Theater faz parte dessa história há muito tempo e também é uma vencedora nesse nosso mercado tão concorrido.
    Um grande abraço a todos e vamos em frente rumo aos próximos 40 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *