O ano de 1953 marcou o nascimento de duas empresas que fizeram (ainda fazem) história no mundo do áudio: Harman e Marantz. Trilhando caminhos diferentes, inclusive do ponto de vista societário, ambas chegam em 2023 aos 70 anos e ainda como referências para consumidores e profissionais de áudio mundo afora.
Em 2013, quando Sidney Harman faleceu, aos 92 anos, prestamos aqui uma pequena homenagem a esse que foi um dos grandes visionários da indústria eletrônica. Sua empresa nasceu de uma sociedade com Bernard Kardon, daí o nome Harman Kardon, que só em 1980 foi alterado para Harman International. Kardon, que deixou a empresa em 1959, cuidava de todo o desenvolvimento e produção, enquanto Harman era considerado um mago das vendas e do marketing.
Passando de mão em mão
A história da Marantz é, digamos, mais tumultuada. O fundador, Saul Marantz, é até hoje reverenciado como um dos gênios da história do áudio. Isso ficou claro em julho último, quando a empresa organizou uma série de eventos nos EUA e no Japão para comemorar seus 70 anos. Compareceram representantes de toda a indústria, inclusive concorrentes, e também do setor artístico, reconhecendo a importância do trabalho do fundador.
Naquele período, a marca se consolidou junto ao público audiófilo, ganhando diversos prêmios e se tornando ícone do áudio nos anos 70. Mas, em 1980, em meio a dificuldades financeiras e já sem a presença de Saul, a Marantz foi vendida para o grupo Philips, que a comercializava como sua marca premium. Quando Saul morreu, em 1997, a Philips já parecia arrependida do negócio, que foi devolvido aos japoneses em 2001. Na sequência, a Marantz Japan uniu-se a uma tradicional marca japonesa, a Denon, formando a D&M Holdings.
A D&M manteve o controle das duas marcas, mais a americana Boston Acoustics, até 2017, quando foi adquirida pelo grupo americano Sound United, que hoje é dono também de marcas conhecidas como B&W e Polk Audio. Também não foi muito longe. No ano passado, o Sound United passou ao controle do grupo Massimo, também da Califórnia, cujo negócio principal é equipamentos médicos!
O velho Saul, que só queria produzir equipamentos de áudio hi-fi, não teve o desprazer de ver sua criação passar por tantas idas e vindas.
Mesmo assim, parabéns às duas marcas septuagenárias.
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…