Categories: Uncategorized

Home Theater Best, ano 24

 

 

Foi em setembro de 2000 que, numa viagem aos EUA para cobrir a CEDIA, principal evento voltado a integradores e profissionais de projetos residenciais, descobri por que os americanos adoram rankings e listas de “melhores” disso e daquilo. Não se trata apenas de estimular a competitividade que está no cerne do sistema capitalista e da sociedade de consumo. Lá, mas infelizmente aqui ainda não, essas classificações funcionam como faróis de alerta aos consumidores. A mensagem é: se existe tanta gente se destacando num lista de “best of”, é porque esse é um mercado do qual vale a pena participar. E, se há tantos produtos bons, deve haver pelo menos alguns que merecem meu investimento.

Foi daí que nasceu a ideia do anuário Home Theater Best, cuja primeira edição circulou no início de 2001. Esta semana, chega aos leitores a edição 2024 que, como as 23 anteriores, se propõe a ser um retrato do mercado do ponto de vista dos usuários finais. O que os levou a contratar um projeto de home theater (hoje agregando várias tecnologias além de áudio e vídeo)? E quais foram as soluções encontradas pelos profissionais – integradores, arquitetos, designers de interiores, especialistas em iluminação, acústica, automação – para atender aqueles desejos.

Multiroom, minicinemas e integração de ambientes

É um trabalho de um ano inteiro, em que nossa equipe se mantém em contato estreito com os projetistas e visita residências em vários pontos do país. Não é sempre que se consegue falar diretamente com os moradores; infelizmente, em nosso país muitas famílias vivem quase que aprisionadas dentro de casa, e é compreensível que os proprietários não queiram aparecer. Desde a primeira edição, sempre respeitamos a privacidade deles não publicando nomes nem endereços.

Apesar das dificuldades, acentuadas durante a pandemia, Home Theater Best não deixou de circular nenhum ano neste século. Passeando pela edição 2024, o leitor irá encontrar todo tipo de projeto, com os mais variados equipamentos, e soluções que aliam bom gosto, tecnologia e o bem-estar dos usuários.

Notamos, por exemplo, o aumento dos projetos de sonorização multiroom, geralmente com caixas acústicas embutidas no teto. Em comparação com as edições anteriores, há mais residências em que o espaço do home theater se integra fisicamente às áreas gourmet e de lazer; mas também encontramos vários minicinemas, em salas reservadas e com minuciosos cuidados acústicos. E é visível também que as TVs de tela grande estão “roubando” espaços antes dedicados aos projetores.

Enfim, são várias tendências puxadas pela evolução tecnológica e pelas mudanças nos hábitos dos consumidores, que podem ser conferidas no Home Theater Best 2024. A cada ano aprendemos um pouco mais sobre esse fascinante mercado. Para solicitar seu exemplar, seja em formato impresso ou na versão digital, utilize  best@hometheater.com.br, ou nosso canal de WhatsApp: (11) 98915-5816.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago