Como temos feito regularmente desde 2020, quando os primeiros dados foram divulgados, continuamos acompanhando a evolução do segmento de streaming no Brasil. Já sabemos que a audiência combinada das cinco principais plataformas (Netflix, Prime Video, Disney+, Max e Globoplay) supera a soma de todos os canais abertos com exceção da Globo. E, embora não haja números específicos sobre o número de assinantes, todas as fontes concordam que já foi ultrapassada a quantidade de assinaturas coletadas pelas operadoras tradicionais. Tanto assim que estas adotaram os serviços de streaming em seus pacotes, algumas até incluindo-0s como “cortesia” a seus assinantes.
Muitas pesquisas de audiência circulam no mercado, a maioria delas sem explicar como os dados são levantados. Em tempos de fake news, deixam no ar um cheiro de manipulação que boa parte da mídia – principalmente blogs e sites “especializados” – compra de olhos fechados. O gráfico abaixo foi montado com base nos relatórios da consultoria alemã JustWatch, que monitora em tempo real uma boa amostra de usuários nos 15 maiores mercados do mundo (exceto China e Índia).
O Brasil entrou no levantamento em 2020, quando ficou clara a adesão dos brasileiros ao formato streaming – muito maior, por exemplo, do que à TV paga. Vejam que, embora Netflix continue sendo a plataforma preferida no país, sua predominância caiu alguns pontos, o que se deve basicamente a dois fatores: sua rígida política de preços e o surgimento de mais concorrentes. Teremos de aguardar mais alguns semestres para saber se isso é uma tendência ou apenas uma onda momentânea.
EVOLUÇÃO DAS PLATAFORMAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
|
FONTE: JustWatch *Dados de 2024 somente até Junho
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
View Comments