Categories: Uncategorized

Números atualizados do streaming

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como temos feito regularmente desde 2020, quando os primeiros dados foram divulgados, continuamos acompanhando a evolução do segmento de streaming no Brasil. Já sabemos que a audiência combinada das cinco principais plataformas (Netflix, Prime Video, Disney+, Max e Globoplay) supera a soma de todos os canais abertos com exceção da Globo. E, embora não haja números específicos sobre o número de assinantes, todas as fontes concordam que já foi ultrapassada a quantidade de assinaturas coletadas pelas operadoras tradicionais. Tanto assim que estas adotaram os serviços de streaming em seus pacotes, algumas até incluindo-0s como “cortesia” a seus assinantes.

Muitas pesquisas de audiência circulam no mercado, a maioria delas sem explicar como os dados são levantados. Em tempos de fake news, deixam no ar um cheiro de manipulação que boa parte da mídia – principalmente blogs e sites “especializados” – compra de olhos fechados. O gráfico abaixo foi montado com base nos relatórios da consultoria alemã JustWatch, que monitora em tempo real uma boa amostra de usuários nos 15 maiores mercados do mundo (exceto China e Índia).

O Brasil entrou no levantamento em 2020, quando ficou clara a adesão dos brasileiros ao formato streaming – muito maior, por exemplo, do que à TV paga. Vejam que, embora Netflix continue sendo a plataforma preferida no país, sua predominância caiu alguns pontos, o que se deve basicamente a dois fatores: sua rígida política de preços e o surgimento de mais concorrentes. Teremos de aguardar mais alguns semestres para saber se isso é uma tendência ou apenas uma onda momentânea.

 

EVOLUÇÃO DAS PLATAFORMAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

ANO 2020 2021 2022 2023 2024*
NETFLIX 33% 31% 31% 28% 27%
PRIME 25% 22% 22% 18% 18%
DISNEY+ 11% 15% 13% 13%
MAX/HBO 9% 10% 12% 14% 13%
GLOBO 7% 8% 7% 9% 11%
STAR+ 3% 4% 9% 9%
APPLE+ 5% 6%

FONTE: JustWatch *Dados de 2024 somente até Junho

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

17 minutos ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago