Categories: Uncategorized

Eletros faz balanço do 1º. semestre


Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo que mais produz aparelhos de ar-condicionado? Eu, não. Esse dado está no relatório da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), divulgado na semana passada, referente ao primeiro semestre de 2024. Foi justamente o ar-condicionado o item que mais cresceu em vendas no período: nada menos que 88%!

Antes de analisar o relatório, vale lembrar que os números se referem a vendas da indústria para o varejo (a Eletros conta com os 34 maiores fabricantes do país), e não às compras dos consumidores. Foram entregues às lojas 2,790 milhões de condicionadores de ar. Segundo a Eletros, esse crescimento pode ser ainda maior, pois apenas 17% dos domicílios brasileiros possuem ar-condicionado.

O principal motivo do aumento, claro, foram as fortes ondas de calor dos últimos meses, inclusive em regiões onde normalmente teríamos temperaturas amenas. Ou seja, mais um efeito colateral do caos climático que, pelo visto, nenhum governo quer encarar de frente.

No geral, as vendas da indústria nos primeiros seis meses do ano foram 34% mais altas que no mesmo período de 2023, somando mais de 51 milhões de aparelhos eletroeletrônicos. É um resultado importante, considerando que em 2022 foram 33 milhões de unidades (aumento de 54%).

O segundo item que mais contribuiu para isso foi a chamada “linha marrom”, composta por televisores e aparelhos de som, com 20% sobre as vendas de um ano atrás. Foram 6,3 milhões de unidades comercializadas de janeiro a junho, contra 5,2 milhões no ano passado, o que dá a entender que teremos um ano bem movimentado, já que no segundo semestre geralmente as vendas crescem.

Dois detalhes aqui: neste mês de julho, temos as Olimpíadas de Paris, e grandes eventos sempre estimulam os consumidores a trocar de TV. Mas não sabemos a quantas andam os estoques do varejo; pode ser que muitas redes já tenham comprado em junho, quando os principais fabricantes lançaram linhas novas. Então teremos que ver como essas estatísticas evoluem daqui até o final do ano.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

1 hora ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago