Categories: Uncategorized

TCL compra fábrica de LCD da LG

 

 

 

 

 

 

 

 

Na semana passada, foi confirmado algo que já se aguardava: a gigante chinesa TCL comprou a antiga fábrica de painéis LCD que a coreana LG mantinha em Guangzhou, na China (foto). Oficialmente, o negócio ficou em US$ 1,5 bilhão, mas isso nem é o mais importante. A venda marca a saída definitiva dos fabricantes coreanos desse segmento, deixando praticamente tudo nas mãos dos chineses.

Em 2021, revelou-se que LG e Samsung não iriam mais produzir esse tipo de painel, optando por investir em tecnologias mais avançadas como OLED e MicroLED. Ambas passaram a comprar LCD, vejam só, de fornecedores chineses, o que sai muito mais barato do que manter aquelas fábricas. No caso da LG, foi divulgada uma nota oficial explicando que o dinheiro recebido será utilizado para estabilizar a situação financeira do grupo.

Foi também a TCL quem adquiriu a antiga fábrica da Samsung, consolidando sua posição de segunda maior fabricante de TVs do mundo (atrás apenas da própria Samsung). A fábrica que era da LG, segundo o site especializado TrendNet, tem capacidade para produzir 14 milhões de TVs por ano.

Para a LG, mais importante do que tudo isso é ter se livrado de um mico, pois há tempos que os painéis LCD deixaram de ser lucrativos – a não ser para os chineses, que abastecem os dois maiores mercados mundo em volume: o seu próprio e o da Índia.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago