Categories: Uncategorized

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre um ritual, dependendo das áreas de interesse do visitante. Caminha-se por amplos pavilhões congestionados, na tentativa, às vezes inútil, de ver de perto os produtos mais quentes. O normal é começar pelas principais marcas, que geralmente têm os maiores estandes e mais novidades para mostrar.

Em cada estande, encontra-se produtos que em breve chegarão ao mercado – e também protótipos, que lá estão para testar a reação do público, quando não apenas para mostrar que a empresa domina esta ou aquela tecnologia. Ninguém vai à CES para comprar equipamentos. Nos tempos da mídia física, ainda se vendiam CDs, DVDs e vinis nos corredores, mas nunca – pelo menos, nunca vi – alguém comprando os aparelhos expostos nos estandes.

Bem, 2025 chegou também para quebrar esse paradigma. A TV QD-MiniLED QM6K, em tamanhos de 65″, 75″ e 85″, que é um dos destaques no estande da TCL, já pode ser adquirida online no mercado americano; a versão 98″ deve estar disponível ainda este mês. E quem comprar ganhará, de brinde, uma das novas soundbars da marca, que também está em demonstração.

Mais brilho, com menos vazamento de luz

Segundo a empresa, uma das inovações da QM6K é o chip Super High Energy, com 53% mais capacidade de processar brilho e 10% mais eficiência energética, e um novo sistema de lentes internas identificado pela sigla CML (Condensed Micro Lens). Essa TV traz ainda um desenho interno chamado OD (de optical distance), que não é novidade (comentamos sobre o tema aqui, em 2021). Nesse desenho, o painel de backlight fica quase colado ao painel de cristal líquido, reduzindo os vazamentos de luz na tela e o “efeito halo”, aquela claridade em torno das legendas e de pontos luminosos sobre fundo escuro (lua e estrelas, por exemplo). Ainda de acordo com a TCL, tudo isso resulta em maior uniformidade de brilho em toda a superfície da tela, algo raro de se ver na maioria das TVs atuais.

Há muito mais para ser comentado sobre essa TV, e faremos isso na cobertura especial da CES – que, aliás, já está no ar; confiram aqui. E a jogada de marketing da TCL, ao colocar o produto à venda antes mesmo das reações dos visitantes à CES, mostra uma nova estratégia para conquistar a confiança do consumidor (pelo menos, o americano). Vamos ver se dará certo.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago

TV 3.0: em busca do financiamento

              O Ministério das Comunicações (Minicom) deve enviar nos…

2 meses ago