Tida como um dos grandes fiascos da indústria eletrônica neste século (vejam detalhes aqui), a TV 3D não deixou saudades. Não conheço alguém que gostasse daqueles óculos. O problema é que nenhum fabricante conseguiu até agora apresentar uma solução de custo acessível que dispense o acessório.
Bem, até agora. Na CES 2025, a Samsung está exibindo não uma TV, mas seu primeiro monitor 4K 3D estereoscópico (mod. G90FX), da linha Odyssey, inicialmente direcionado ao segmento gamer. Na verdade, esse aparelho já foi exibido – como protótipo – em eventos no ano passado, inclusive na BGS, em São Paulo.
O segredo do monitor 3D está numa película de lentes do tipo lenticular, como estas da foto, que têm a capacidade de direcionar a luz em diferentes ângulos, dando ao usuário a percepção de profundidade e movimento nas imagens. Essa película é aplicada sobre o painel da TV e, no caso desse monitor Samsung, utilizando uma tecnologia chamada LFD (Light Field Display), que permite converter imagens convencionais (2D) em tridimensionais. O monitor possui ainda uma microcâmera de rastreamento dos olhos (Eye Tracking), além de um sensor de mapeamento (View Mapping), que estão o tempo todo ativados para otimizar o efeito 3D.
A expectativa agora é saber quando será, de fato, lançado comercialmente.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
O Ministério das Comunicações (Minicom) deve enviar nos…