Categories: Uncategorized

TV 3D, pelo menos em games

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tida como um dos grandes fiascos da indústria eletrônica neste século (vejam detalhes aqui), a TV 3D não deixou saudades. Não conheço alguém que gostasse daqueles óculos. O problema é que nenhum fabricante conseguiu até agora apresentar uma solução de custo acessível que dispense o acessório.

Bem, até agora. Na CES 2025, a Samsung está exibindo não uma TV, mas seu primeiro monitor 4K 3D estereoscópico (mod. G90FX), da linha Odyssey, inicialmente direcionado ao segmento gamer. Na verdade, esse aparelho já foi exibido – como protótipo – em eventos no ano passado, inclusive na BGS, em São Paulo.

 

 

 

O segredo do monitor 3D está numa película de lentes do tipo lenticular, como estas da foto, que têm a capacidade de direcionar a luz em diferentes ângulos, dando ao usuário a percepção de profundidade e movimento nas imagens. Essa película é aplicada sobre o painel da TV e, no caso desse monitor Samsung, utilizando uma tecnologia chamada LFD (Light Field Display), que permite converter imagens convencionais (2D) em tridimensionais. O monitor possui ainda uma microcâmera de rastreamento dos olhos (Eye Tracking), além de um sensor de mapeamento (View Mapping), que estão o tempo todo ativados para otimizar o efeito 3D.

A expectativa agora é saber quando será, de fato, lançado comercialmente.

 

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago

TV 3.0: em busca do financiamento

              O Ministério das Comunicações (Minicom) deve enviar nos…

2 meses ago