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A guerra de formatos acabou…

As notícias que vêm dos EUA dão conta de que a Toshiba está liqüidando seus players HD-DVD. Depois que a Warner abandonou o barco, vimos na CES o pessoal do HD meio cabisbaixo – a festa que a Toshiba iria fazer no domingo dia 6 foi cancelada.

Se a notícia é ruim para a Toshiba (e pior ainda para quem comprou um player HD-DVD), temos que reconhecer que pode ser excelente para o mercado em geral. Disputas em torno de formatos e padrões técnicos nunca são saudáveis; tudo é melhor quando os fabricantes se entendem e trabalham em conjunto para melhorar a qualidade e baixar os preços. Certamente, se Toshiba e Sony tivessem chegado a um acordo antes, não seria necessário queimar preços como estamos vendo agora.

A Microsoft já dá sinais de que também irá adotar o Blu-ray na próxima geração do XBox 360, pois não pode ficar assistindo parada ao crescimento do PlayStation. E este, como se sabe, é o maior responsável pelo sucesso do Blu-ray.

Resta saber como o público irá reagir. Será que os consumidores agora vão mergulhar de cabeça no Blu-ray, que por sinal também passando por uma liquidação pós-Natal no mercado americano? Será que os estúdios de Hollywood vão mesmo aumentar a quantidade de lançamentos em Blu-ray? Este vídeo  dá algumas pistas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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  • Oi Orlando, tudo bem?
    Tenho um HD DVD Player e acho que a guerra está próxima de um fim. Porém, o formato "vermelho" ainda não foi derrotado. Dizem que a Toshiba vai mudar o foco de vendas de seus players. A idéia da empresa é comercializá-los como um upgrade do DVD Player com um "super upconversion", ou seja, o consumidor compraria o HD DVD player para assistir a DVDs com resolução de 720p/1080i/1080p e levaria "de brinde" a possibilidade de assistir o HD DVD. O início desta estratégia seria vender o player de entrada da linha (A3) por um preço abaixo dos melhores DVD Plyers que fazem upscaling do mercado (Oppo); e vender o intermediário (A35) com preço um pouco acima dos Oppo.
    Com isso, a Toshiba quer atrair o consumidor que já comprou uma HDTV e que ainda esteja interessado no DVD Player. Desta forma a Toshiba poderia vender milhões de HD DVDs e, por consequência, trazer os estúdios de cinema de volta ao HD DVD. Além disso, a Toshiba tentaria (num futuro mais distante) fazer do TL45 (HD DVD e DVD do mesmo lado) o "disco de DVD padrão para o mercado".
    Você acha que esta estratégia tem algum fundamento? Obrigado pela atenção.

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Orlando Barrozo

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