Categories: Uncategorized

A vida útil das TVs

 

 

Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade dos aparelhos eletrônicos. Difícil saber, por exemplo, quanto tempo vai durar a TV que você acabou de comprar. Tenho até hoje uma Sony de tubo adquirida em 1998 – e funcionando, embora sem utilidade prática. Idem um receiver Technics Dolby Pro Logic que ganhei na mesma época. Mas, claro, essa não é a regra. Há no ar a suspeita de que a obsolescência dos eletrônicos vem sendo acelerada propositalmente pela indústria, o que é dificílimo de comprovar.

Para quem se interessa pelo tema, um trabalho inédito do site canadense Rtings.com, especialista em avaliação de equipamentos eletrônicos, vale a pena ser conferido. Em março do ano passado, eles começaram a coletar dados sobre o desempenho de TVs 4K das principais marcas. Já foram analisados mais de 100 TVs e monitores que, segundo o site, foram adquiridos logo após o lançamento comercial e permanecem em avaliação nos laboratórios da empresa.

O objetivo é aferir, ao longo do tempo, a velocidade do desgaste das telas e sua vida útil após anos de uso contínuo. A cada dois meses, são realizados testes para checar se houve alterações em quesitos como brilho, contraste, uniformidade e preservação das cores. Em TVs OLED, por exemplo, é dada maior atenção à questão do burn-in, que provoca retenção dos pixels em cenas estáticas – a conclusão até agora é que o problema é mais acentuado nas TVs lançadas antes de 2022, embora em alguns casos a retenção seja apenas temporária.

O melhor é que o site – que não aceita publicidade e diz sobreviver apenas da venda de assinaturas – publica todos os testes, inclusive com fotos que permitem ver o nível de deterioração das telas a cada bimestre. Para ver os resultados, este é o link.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Boa noite Senhor Orlando .

    Eu acredito que hoje em dia essas Empresas não tem interesse na fabricação de Televisores e outros aparelhos com longa durabilidade pois o objetivo destas Empresas é " quanto mais vendo mais faturo " sendo assim dão ai digamos uma garantia de 2 anos e depois já era !! Na atualidade da tecnologia os eletrônicos tem vida útil justamente até o vencimento ou um pouco amais do vencimento e logo apresentam defeito . Cito um exemplo : as lâmpadas LEDs em que usamos em nossas residências que tem garantia de 1 ano ,observa que logo após passar o vencimento elas queimam !!
    Eu tenho ainda um TV SONY CRT Trinitron e funciona perfeitamente . Apresentou um problema que tem solução e eu resolvi não usar mais . Tenho aparelho de Som 3 x 1 que funciona perfeitamente com disco vinil , Fita cassete , radio AM e FM . Tenho 3 rádios dos anos 80 das marcas moto rádio e outro Phillips e sonoros e os três funcionam perfeitamente apenas a questão das ondas Medias que já sairam foram do ar pois foram migrados para FM e esses antigos rádios não tem a opção de FM ,na época . E ai veja so Senhor Orlando ,até hoje funcionam perfeitamente !!
    Na minha opinião os fabricantes não tem mais interesse em que seus aparelhos tenham durabilidade prolongada a final se apresentar problema o cidadão é forçado a comprar um outro e assim financeiramente essas Empresas faturam bilhões a mais ...

    Ai fica a questão meu amigo Orlando Barrozo . Televisores com tecnologia de ponta como as OLEDs e agora também surgindo a QD Mini Led X955 da TCL 2024 e outros lançamentos , a Empresa Hisense que também anunciou entrar no mercado neste ano com seus televisores e outros e o preço super salgado e vem na cabeça do cliente : " será mesmo que vale a pena comprar esses televisores ? Qual a garantia que não dará defeito ? Investimento tão alto e ai ? " . Essa é a grande dúvida pra quem é apaixonado por tecnologia e especificamente enormes televisores e justamente os mais caros .

    Um forte abraço .

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

22 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago