Categories: Notícias

Ponto extra continuará sendo cobrado

A Anatel deverá cancelar a norma que obriga as operadoras de TV paga a não cobrar pelo ponto extra de recepção, na residência do assinante. A norma, que consta do artigo 39 da resolução da Anatel sobre os direitos dos assinantes, deveria entrar em vigor em junho, mas a pressão das operadoras está fazendo o órgão repensar a idéia.
 
Segundo a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), 50% dos assinantes no Brasil mantêm pelo menos um ponto extra. Leio na Folha de S.Paulo que o recuo será explicado como “falha no texto da resolução”. A Anatel, em nota oficial, diz que nada está decidido, mas na prática sabe-se que está.
 
Na verdade, a confusão é entre ponto extra e ponto escravo, dois jargões da indústria de TV paga. O primeiro é aquele que exige a instalação de um segundo decoder para poder assistir aos programas em outro cômodo da casa, ou seja, enquanto sua esposa está vendo a novela na sala você pode assistir ao futebol no quarto (ou vice-versa). Ponto escravo é aquele em que o técnico da operadora simplesmente puxa um cabo do decoder, que está na sala, para um TV em outro cômodo, permitindo que duas pessoas compartilhem o mesmo sinal; neste caso, você e sua esposa são obrigados a ver o mesmo programa, ainda que em televisores diferentes.
 
Claro que não tem cabimento cobrar pelo ponto escravo, mas o ponto extra (que implica no uso de um segundo decoder) pode e deve ser pago à parte pelo assinante. Vejam a confusão que resulta de mais uma lei (no caso, norma técnica) mal escrita.
 
Para acessar o site da ABTA, clique aqui. http://www.abta.com.br/
Para acessar o site da Anatel, clique aqui. http://www.anatel.gov.br/

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago