
Reportagem da PC World americana (que pode ser conferida aqui) revela a expansão e a crescente influência das chamadas redes sociais, comunidades que se multiplicam pela internet movidas pelos mais variados interesses.

São marcas cada vez mais comentadas, como MySpace, Facebook, LinkedIn, Twitter, Orkut e outras, que têm em comum o fato de agregarem as pessoas através de seus hábitos e áreas de interesse. Já existe, acreditem, uma comunidade de corintianos dispostos a ajudar seu time a sair da lama em que se meteu. Não por coincidência, a TV Timão, canal do Corinthians na internet, teve milhões de acessos já no primeiro dia em que foi ao ar.

É apenas um exemplo do poder dessas redes. Estive esta semana no evento “Café com Blog”, organizado pela revista Bites, de Manuel Fernandes, e fiquei impressionado com a capacidade de agregação desse tipo de comunidade. Assisti a uma apresentação do site tuangr, que se dedica a facilitar negócios em grupo: se você quer comprar um produto, se cadastra e encontra outras pessoas que também querem o mesmo produto, e todos juntos conseguem barganhar melhores condições de compra. Torço para que dê certo.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.