Categories: Notícias

O futuro da Toshiba

Em entrevista exclusiva ao The Wall Street Journal, publicada esta semana, o presidente da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida, revela que até o último dia 4 de janeiro, quando a Warner anunciou sua adesão ao Blu-ray, ainda acreditava sinceramente que o HD-DVD iria vencer a tal guerra dos formatos. “Aquilo nos pegou de surpresa”, confessa o executivo, tentando mostrar, no entanto, que a perda dessa batalha não irá significar o fim da Toshiba.

“Tínhamos 45 unidades de negócio, agora só temos 44”, explicou ele, ironicamente, prometendo que continuará fabricando DVD players convencionais, que ainda são (e serão por um bom tempo) maioria no mercado mundial. “Hollywood vai continuar lançando seus filmes em DVD, e nós iremos produzir players cada vez melhores, inclusive com capacidade de upconversion para DVDs comuns. E pode ter certeza de que serão sempre mais baratos do que os Blu-ray”.

Na entrevista, Nishida mostra também alguns caminhos que sua corporação pretende seguir daqui por diante. O segmento mais importante será o de computadores, com a utilização de chips mais possantes (fabricados por uma de suas unidades de negócio) e a capacidade de conectar-se sem fio aos televisores (que também passarão a ser wireless). E o segundo mais importante deverá ser o de downloads, em que a Toshiba pretende entrar brevemente.

Boa sorte, sr. Nishida.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago