Categories: Uncategorized

A onda dos porta-retratos digitais

Pode parecer um mercado insgnificante, mas analisem os números. Segundo a empresa de pesquisas americana PMA, 15% das residências dos EUA possui hoje um porta-retratos digital. Trata-se daquele simpático aparelho onde você pode descarregar imagens de seu computador, baixadas da internet, ou fotos tiradas com sua câmera digital.

15% das residências americanas representam cerca de 8 milhões de casas. Não é pouca coisa. Mais ainda se considerarmos que esse índice era de apenas 9% ao final de 2006. Ou seja, praticamente dobrou no ano passado, acompanhando a queda nos preços e a incrível melhora na performance das câmeras.

Segundo a revista Twice, cada vez mais pessoas querem colocar suas imagens familiares nos pequenos quadros que ficam num canto da sala, ou numa mesa de centro. A continuar nesse ritmo, serão mais de 15 milhões de porta-retratos digitais ao final deste ano.

Não há estatísticas sobre o Brasil, mas tenho a impressão de que esses aparelhos também podem se multiplicar por aqui ao longo deste ano. Com as vendas crescentes de câmeras, e de celulares dotados de câmeras embutidas, será natural transportar as imagens para esses pequenos quadros.

Alguém duvida?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago