Categories: Notícias

Os efeitos da crise americana

Demorou, mas a crise do setor imobiliário nos EUA chegou também ao mercado de consumo. Redes varejistas contabilizam perdas seguidas, diz uma pesquisa da empresa especializada ChangeWave, divulgada na semana passada. Apenas 19% dos 4.427 consumidores ouvidos disseram que pretendem gastar mais em aparelhos eletrônicos nos próximo três meses, em comparação com o que gastaram no trimestre encerrado em fevereiro.

Péssimo sinal, mas nada surpreendente. O fenômeno está afetando, sem exceção, todas as grandes redes, tanto as chamadas mass-merchants, como Wal-Mart (queda de 12% nas vendas) e Costco (23%), quanto especializadas como Best Buy (45%) e Circuit City (14%). Inclui ainda a loja da grife Apple (6%) e as lojas virtuais Amazon (16%) e Ebay (7%).

Os produtos que mais devem sofrer nos próximos meses, dizem os analistas da ChangeWave, são TVs LCD (queda prevista de 10%), celulares (8%) e câmeras digitais (7%). Exceções? Sim: o videogame Nintendo Wii, os navegadores GPS e e os players Blu-ray. Boa parte dos entrevistados disse que pretende comprar pelo menos um desse três itens, apesar da crise.

Mesmo assim, é pouco diante do tamanho da crise (veja o quadro). O governo acena com redução de impostos para estimular o consumo, mas a pesquisa avaliou que a maioria das pessoas pretende usar esse incentivo para pagar dívidas (33%), aplicações financeiras (28%) ou simplesmente poupança (21%).

Quem diria? O povo mais consumista do mundo está revendo seus conceitos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

14 horas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago