Categories: Uncategorized

Motorola dá aula de marketing

Leio no Meio&Mensagem entrevista com o diretor mundial de marketing da Motorola, Jeremy Dale. Curiosamente, esta semana saiu a notícia de que a empresa – terceiro maior fabricante mundial de celulares (já foi o primeiro, mas perdeu espaço para Nokia e Samsung) – decidiu dividir suas operações: parte será dedicada aos dispositivos móveis e parte se concentrará em soluções de banda larga e mobilidade.

Há quem diga que é o primeiro passo para vender a divisão de celulares, que vem registrando seguidos prejuízos (leia aqui). Pode ser. O fato é que a Motorola há tempos se consolidou como uma das empresas mais criativas do mundo – o que não tem necessariamente a ver com desempenho nas vendas. Seus anúncios são sempre brilhante e o design de seus aparelhos, idem.

Na última CES, tive oportunidade de experimentar alguns dos novos modelos, inclusive o badalado Z10, o primeiro celular que permite editar vídeos (veja aqui). A entrevista de mr. Dale confirma que, por trás desse e de outros lançamentos, há de fato cabeças pensando. O conceito que mais chama atenção é a integração do pessoal de marketing ao processo de concepção dos produtos, trabalhando em conjunto com os engenheiros. Algo difícil de implantar, porque em geral ambos (engenheiros e marketeiros) se odeiam.

Os números de vendas da empresa talvez desmintam essa tese. E Dale visualiza um futuro em que as sensações e reações do consumidor terão mais peso do que o design puro e simples. Pode ser que a Motorola nem sobreviva quando esse futuro chegar. Mas não importa. Admiro pessoas e empresas que buscam inovar e se reciclar constantemente. É isso que move o homem para frente, certo?

Como aperitivo, vejam aí um dos vídeos da última campanha da Motorola, que está no YouTube.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago