Categories: Uncategorized

TV Digital: o mapa das falhas

Nada menos do que 33% da cidade de São Paulo não consegue receber bem o sinal digital transmitido pelas emissoras. A conclusão é de um levantamento produzido pela Philips, e endossado pelo Fórum SBTVD, que saiu na Folha de S.Paulo neste domingo (o texto completo está aqui). O jornal publica até uma tabela comparando a “performance” das emissoras em relação a determinados pontos da capital paulista.

Analisando os dados, descobre-se que o pior bairro da cidade para recepção do sinal é o Ipiranga, e que o sinal mais fraco é o da TV Cultura. E conclui-se também – como já havíamos escrito aqui em 11/02 – que a Globo é a única emissora que consegue chegar com sinal inteiro em todos os locais analisados. Claro, o levantamento não analisa a cidade inteira, mas seleciona algumas regiões para amostragem.

Curioso é que, segundo a Folha, quem comprou um conversor (set-top-box) ou um TV com conversor embutido e não está satisfeito com a recepção do sinal digital pode pedir o dinheiro de volta. A responsabilidade, diz o Procon, seria da loja que o vendeu e também do fabricante.

A maioria das emissoras contesta a pesquisa da Philips e garante que seu sinal é de boa qualidade. A dúvida poderá ser desfeita esta semana, quando o Fórum SBTVD deverá publicar em seu site um mapa “oficial”. Até agora, os testes feitos pela equipe da Revista HOME THEATER confirmam que o sinal da Globo é o que chega melhor na maioria dos locais.

Curiosidade: nesses mesmos testes, foi verificado que o sinal 1-seg (para aparelhos portáteis) está chegando perfeitamente, de quase todas as emissoras. O que permite supor que muitas estão usando apenas parte da banda disponível, justamente aquela que não exige alta definição. Faz sentido: a maior parte das emissoras ainda não possui equipamento HD, nem para captação, nem para transmissão.

No site Simplificando TV Digital, criado pela Philips, há um mapa das chamadas “áreas de sombra” e informações úteis para quem vai escolher um conversor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Sem esquecer que ter TV de alta definição para ver novelas da Globo, Faustão, Silvio Santos e Lucianta Gimenez...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago