Categories: Uncategorized

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é um dos filmes mais chocantes da temporada. Um primor de produção, cenários, fotografia etc., coroado por uma interpretação magistral de Emma Stone, merecidamente premiada com o Oscar de Melhor Atriz. Chocante pela história perturbadora, que mexe com sentimentos que nós, mortais, não gostamos de encarar e – pior – entrega imagens alucinantes, algumas escatológicas, incluindo cenas de sexo raras vezes mostradas no cinema comercial. É para estômagos fortes!

Termina-se o filme quase sem se acreditar no que acaba de ser visto. Mas nada ali prepara o espectador para uma revelação atordoante: grande parte daquelas imagens podem ter sido simplesmente copiadas (ou “adaptadas”) de um clássico filmado quase 100 anos atrás. Metrópolis, do alemão Fritz Lang, lançado em 1927, é um ícone do cinema mudo. Lembro de ter assistido na Faculdade e não ter entendido quase nada… mas era, e como!, um grande espetáculo visual.

Um amigo de Facebook me chamou a atenção para as semelhanças. Certas cenas de Pobres Criaturas, dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, parecem decalques das imaginadas por Lang, como se pode constatar neste vídeo. O grego se vale com muita habilidade do uso da cor, o que de fato impõe uma enorme diferença na percepção do público, considerando que Metrópolis foi realizado na época do preto-e-branco. Curioso que no clássico de 1927 a trama se passa em 2026, enquanto a “cópia” é situada no final do século 19!

Outra diferença irremediável a favor de Lanthimos é que quase ninguém assistiu a Metrópolis, mesmo estando o clássico alemão disponível no Prime Video, para quem tem assinatura premium. E, como vai se tornando comum, a criação de efeitos visuais com ajuda de algoritmos embaralha ainda mais as linhas que separam uma obra-prima de um mero… não há outra palavra: plágio.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

3 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago