Semanas atrás, ouvi no mercado a notícia de que a Semp Toshiba planejava devolver o dinheiro das pessoas que compraram HD-DVD players no Brasil. Muitos com certeza aceitariam a oferta correndo. Mas a idéia não avançou, entre outros motivos porque a Toshiba (do Japão) não autoriza: ao se espalhar a notícia, provavelmente teria que estender a oferta a dezenas de outros países onde também há consumidores desapontados com o desfecho da guerra dos formatos, que já comentamos aqui.
O episódio, no entanto, encerra algumas lições. Primeiro, a de que o consumidor não ganha nada ao se apressar em comprar as novidades que a toda hora chegam ao mercado – a não ser aquele duvidoso prazer de poder mostrá-las aos amigos. Se a Toshiba decidisse devolver o dinheiro, faria uma grande jogada de marketing, mas não seria justo. Afinal, quem comprou sabia que havia dois formatos competindo e que eventualmente um deles poderia não sobreviver.
Como disse Phil Leigh, analista da empresa de estudos de mercado Inside Digital Media: “A Amazon é uma espécie de mamãe para seus clientes. Trata-os tão bem que eles voltam, mesmo que encontrem preços mais baixos em outras lojas”.
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