Categories: Uncategorized

3G não é tão veloz assim

Reportagem de Daniela Moreira no IDG Now mostra interessante levantamento sobre o desempenho das três operadoras que já lançaram serviços 3G no Brasil: Claro, Vivo e Telemig (estas duas agora associadas). Pelo que dizem os usuários, a situação é complicada: chovem queixas contra a lentidão das conexões.

A velocidade, diz Daniela, varia entre 250Kbps e 1Mbps, com média para baixo (300Kbps). Convenhamos, é muito pouco. A Vivo, ao lançar o sistema, quatro anos atrás, chegou a anunciar uma velocidade de 2,4Mbps, que seria excelente. Mas desistiu ao ver que não conseguiria manter essa oferta; quando parou de anunciar isso, suas vendas caíram 30%. O que dá a entender que as pessoas compram esse produto com base apenas na velocidade da conexão. Faz lembrar aqueles que adquirem um aparelho de som pensando somente na potência, levando os fabricantes a anunciarem, com toda pompa, 2.000 watts (sem explicar que são watts PMPO, um método de medição totalmente enganoso e ultrapassado).

Voltando ao celular, a Vivo critica suas concorrentes por prometerem altas velocidades quando, na verdade, o acesso – como em qualquer tecnologia sem fio – depende de variáveis como topografia do local, obstáculos no caminho etc. É virtualmente impossível uma operadora “garantir” esta ou aquela velocidade.

A Claro chega ao ponto de incluir no contrato que só garante 10% da velocidade adquirida. Ou seja, se você comprou um pacote de 250Kbps, pode receber apenas 25!!! Esse quadro deve mudar com a entrada das demais operadoras no sistema 3G, casos de Oi e Tim (a Vivo está prometendo uma nova rede, de maior capacidade). Enquanto isso não acontece, o usuário tem que cruzar os dedos.

Para quem quiser ler a reportagem, eis o link.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago