Categories: Uncategorized

Laser TV: agora vai?

Depois da decepção causada na última CES, quando pouca gente pôde vê-la, a televisão a laser parece que agora sai da fase de protótipo. Pelo menos, é a promessa da Mitsubishi, dona da patente, que está prometendo colocar os primeiros exemplares à venda no mercado americano no segundo semestre deste ano (leia aqui). Vamos aguardar.

Para quem não acompanhou de perto, a tecnologia de projeção baseada em raios laser é uma das mais antigas – vem de antes do DVD, nos anos 70, quando começaram os primeiros estudos sobre aplicações diversas do laser. O problema é que nenhum fabricante conseguiu ir muito longe (o custo de desenvolvimento era muito alto, e surgiram outras tecnologias, mais baratas, que se tornaram prioridade). Assim, enquanto plasma e LCD se disseminaram, o laser foi, digamos, guardado na geladeira.

Até hoje há quem desconfie de sua viabilidade econômica. Confesso que fico receoso quando vejo um único fabricante (no caso, a Mitsubishi, que tem marca forte em TVs e projetores, mas somente nos EUA e Japão) lançar sozinho uma novidade como essa. Se já é complicado implantar uma inovação quando se trabalha em grupo (vide a guerra Blu-ray vs. HD-DVD), mais difícil ainda é lançar uma nova tecnologia sem o apoio dos principais líderes de mercado.

A Mitsubishi trabalha em parceria com a Texas Instruments, que fornece o chip de processamento para o Laser TV, mas é pouco. Teria que unir-se a Sony, Samsung, LG, Panasonic ou Philips, por exemplo, até para compartilhar os custos de desenvolvimento e de marketing que um produto como esse exige. Se, como tenho ouvido, o aparelho chegar às lojas dos EUA por mais de 5 mil dólares, dificilmente irá emplacar.

Enfim, vamos aguardar. Que está todo mundo curioso para ver, isso está.

Para saber um pouco mais sobre Laser TV, vale a pena dar uma olhada neste site.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 semana ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

4 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago