Categories: Uncategorized

Roqueiro antenado

Em meio aos milhares de executivos que circulavam ontem pela feira da NAB, em Las Vegas, um senhor de ralos cabelos brancos, óculos e cavanhaque chamou atenção. Fora convidado para dar uma palestra sobre uma ferramenta chamada The Filter, que teria o mágico poder de nos livrar dessa verdadeira selva de informações que é hoje a web. Clique aqui para conhecer.

Não era um palestrante qualquer. Aquele senhor quase careca era Peter Gabriel, que em 1966 fundou uma banda de rock chamada Genesis e mudou os rumos do rock progressivo. Desde que saiu do grupo, em 77, Gabriel tornou-se um músico fora do comum: foi dos primeiros a desbravar a chamada world music, incluindo tambores africanos e sons exóticos em seus discos, e se entregou a campanhas ambientalistas e outros ativismos.

E o que faz uma figura dessas numa feira de tecnologia? Pois é, Gabriel acha que as pessoas estão perdendo o rumo por causa da internet, com a infinidade de informações disponíveis, as inúmeras redes sociais e comunidades. “Quando você mergulha no mar, é preciso ter alguma forma de navegar”, resume. Aos 58 anos, Gabriel é fissurado em tecnologia. Já criou na Inglaterra uma loja virtual de música, que acabou comprada pela Nokia, e também trabalhou no desenvolvimento de jogos para computador.

Agora, juntou-se a amigos para promover The Filter, que começou como um site de música e entretenimento e agora quer preencher uma lacuna que, segundo ele, nem o Google consegue: permitir que as pessoas organizem suas buscas na web a partir de seus gostos e hábitos pessoais. Um sonho? Pode ser. Mas Peter Gabriel vem sonhando desde quando era roqueiro e tinha cabelos (vejam as fotos: esta da época do Genesis e a outra, no alto, tirada esta semana em Las Vegas).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago