Categories: Notícias

Interesse nacional invadido

Sob o título “Invasão Bilionária”, a Folha de São Paulo traz hoje brilhante editorial sobre a BrOi, a nova operadora que está emergindo da fusão entre Oi e Brasil Telecom, com apoio do governo e financiamento do BNDES. Para quem quiser conferir, este é o link do texto. Permito-me reproduzir alguns trechos abaixo, que vão na mesma linha que defendo aqui, qual seja: é inadmíssível envolver dinheiro público numa transação privada, e que só pode beneficiar alguns grupos empresariais muito ligados ao governo.

Já comentei o escândalo em notas como “Mais Lenha na Fogueira da Oi/BrT” e “Para Onde Vão Nossos Bilhões? Mas é importante que a mídia, pelo menos aquela que ainda tem resquícios de independência, se manifeste contra mais este assalto oficial. Segundo o IDG Now, diversos advogados e órgãos de defesa do consumidor estão se manifestando contra o negócio. Mas não é só isso. A Folha compara os responsáveis pelo negócio aos invasores de terras, que agem sob a proteção governamental. Vejam o que diz o editorial:

“Invadidos em seus direitos podem se sentir os consumidores… Estarão expostos aos efeitos colaterais de uma decisão de gabinete, submetida à ação exclusiva de lobbies políticos e empresariais, que têm propensão genética a misturar-se na falta de luz”.

“O que o BNDES afirma tratar-se de uma consolidação de capital estratégica para o ´interesse nacional´beneficia basicamente duas empresas privadas. O segundo grupo de felizardos, mais difuso, vai se locupletar com as gordas comissões, explícitas ou implícitas, que o negócio vai movimentar. Nenhum tijolo será assentado com os R$ 2,6 bilhões de dinheiro público oferecido pelo banco estatal para viabilizar a aquisição”.

“Não haverá garantia de criação de um único posto de trabalho. Não existiriam meios de movimentar R$ 2,6 bilhões dessa carteira que gerassem mais empregos e investimentos produtivos, num país com carências gravíssimas na infra-estrutura e que precisa atrair setores industriais de ponta tecnológica?”

Assino embaixo. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

13 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago