Categories: Uncategorized

Telas cada vez mais finas

Comentei aqui na semana passada um estudo do instituto americano de análise do mercado de tecnologia Display Search, sobre os displays de led. Pois agora o mesmo instituto revela sua previsão sobre os TVs OLED, considerados os sucessores dos atuais plasmas e LCDs: este ano serão vendidos, em todo o mundo, nada menos do que 17 milhões de displays desse tipo!

Bem, não vamos nos confundir. A tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) é usada em TVs e principalmente telas pequenas, como as de celulares, PDAs, câmeras, media players, porta-retratos digitais etc. O número estimado leva em conta todos esses produtos. Ainda assim, será um salto fantástico: 380% em um ano. O estudo – que pode ser lido aqui em resumo – estende-se aos próximos anos, antecipando que em 2009 haverá um crescimento de 83% e em 2010 de outros 53%.

Não me perguntem como eles fazem essas pesquisas. Mas o fato é que os OLEDs já estão à venda nos EUA (por enquanto apenas um modelo da Sony – veja a foto), e a previsão é de que ao longo do ano surjam lançamentos também da Samsung, LG e SDI. Serão vistos principalmente em notebooks e monitores para computador, com a identificação técnica de AMOLED (em português: painel de matriz ativa emissor orgânico de luz). Suas três características mais marcantes: brilho intenso, contraste várias vezes superior ao do LCD e principalmente a espessura mínima das telas, atingindo incríveis 2mm.

Já antevejo manchetes de alguns jornais e revistas no estilo “Jogue fora seu plasma”. Esse exagero é muito comum na mídia não especializada, dando a entender que toda novidade será um sucesso inevitável. O consumidor melhor informado sabe que não é assim. De qualquer modo, se as previsões do Display Search se confirmarem, o LCD vai ficar obsoleto antes do que se pensava.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago