Categories: Uncategorized

Crime (muito bem) organizado

Os paulistanos acompanharam esta semana os conflitos ocorridos durante a venda de ingressos para o jogo deste domingo, entre Palmeiras e Ponte Preta, que decide o campeonato estadual. Novas cenas de vandalismo e selvageria, infelizmente comuns no cotidiano do futebol brasileiro.

Bem, mas o que isso tem a ver com o assunto deste blog? Muito. Ouvi entrevista do diretor da empresa Ingresso Fácil, concessionária exclusiva da venda de ingressos no futebol paulista, dizendo que recebeu “pedido” da Federação Paulista de Futebol para que não fossem vendidos ingressos pela internet. Isso, segundo a FPF, prejudicaria as pessoas que enfrentam filas até na madrugada, sob frio e chuva, para conseguir seu tão sonhado ingresso!!!

Você não leu errado. A FPF defende, na maior cara-de-pau, que a venda de ingressos pela web não beneficia, e sim prejudica, o torcedor. Quer dizer, se você quer adquirir seu ingresso com segurança e conforto, sem sair de casa, pagando com cartão de crédito e com a devida antecedência para poder se programar, não pode. Agora, se você quiser ficar horas numa fila, enfrentando vândalos disfarçados de torcedores e correndo até mesmo risco de vida, isso pode.

Fica claro que a FPF não está nem um pouco preocupada com o torcedor, certo? A venda de ingressos pela internet – como já acontece com cinemas, peças de teatro, shows etc. – simplesmente torna mais difíceis as fraudes e manipulações, algo em que os dirigentes de futebol no Brasil se tornaram mestres. É muito mais complicado – embora não impossível – falsificar um ingresso emitido eletronicamente. E, além do mais, se essa ferramenta da modernidade que é a web fosse usada, como fazer para sustentar os milhares de cambistas que ganham a vida justamente falsificando ingressos e extorquindo torcedores? Isso provavelmente é tudo que os dirigentes de futebol não querem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

3 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago