Categories: Notícias

Os urubus da mídia

Hoje de manhã, na TV de uma sala de espera do dentista, vi trecho de uma entrevista concedida à TV Record pela mãe da menina Isabella. Confesso que esse tipo de assunto me irrita profundamente. Nas últimas semanas, praticamente todos os veículos de imprensa importantes dedicaram suas manchetes ao crime, a tal ponto que criei uma espécie de auto-defesa: assim que aparece uma chamada na TV, troco de canal; a mesma coisa no rádio; e, no jornal ou na revista, viro a página quase que instintivamente. Hoje, porém, não consegui.

Como integrante da mídia, sinto-me constrangido e até envergonhado pela forma como temas desse tipo (e este em particular) são tratados pela imprensa em geral. Na entrevista de hoje, por exemplo, tive que ouvir o entrevistador perguntar: “Depois de tudo que aconteceu, como você está se sentindo agora”? E a resposta: “Sinceramente… (longa pausa)… Não sei”.

É a isso que a mídia de hoje chama de “entrevista”. Esmiuçar a vida íntima das pessoas, revelar detalhes macabros, bisbilhotar sobre agendas pessoais, colocar câmeras e gravadores escondidos para obter “furos” jornalísticos – vale tudo nessa verdadeira guerra de urubus em que se meteram os veículos de massa. Em parceria com aproveitadores de todo tipo (outro dia, a mãe da pobre Isabella apareceu num show da Xuxa, não foi?), a mídia espalha rapidamente suas baixarias.

Sei que alguns irão logo sacar suas teorias do tipo “é isso que o povo quer”. Pois foi esse argumento que fez (e faz) a fortuna de figuras como Silvio Santos, Xuxa, Ratinho, Gugu, Datena e quetais. Sei que não vai adiantar nada, mas tenho uma sugestão para um novo movimento civil: vamos desligar nossas TVs toda vez que aparecer o nome “Isabella”? Já seria um bom começo…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago