Categories: Notícias

Reinventando o marketing

Decididamente, não é por acaso que a Google está onde está. Vi esta semana reportagem da Globo News sobre a sede da empresa, em Mountain View (Califórnia), e de fato dá para sentir que ali o clima é diferente de uma empresa tradicional. Lá trabalham inclusive vários brasileiros, a maioria jovens com menos de 30 anos, e todos se confessam encantados com o universo que se descortina em suas carreiras.

Num mundo em que a maioria dos executivos vive estressada com metas, prazos e pressões de todo lado, é reconfortante saber que uma empresa com a cultura da Google está dando certo. E mais: que está derrubando uma série de mitos do marketing. Diria até: reinventando o marketing.

Vejam a última da Google: colocar o já célebre software Google Earth na telinha do iPhone. É aquele que permite “sobrevoar” continentes, países e cidades, clicando sobre um determinado ponto para enxergar mais de perto um bairro ou até uma rua (a sua, por exemplo). Num vídeo que encontrei esta semana no blog da Google (assista), a empresa Earthscape demonstra como é essa navegação usando a tela touchscreen do iPhone. Os mapas se transformam, literalmente, em globos terrestres com o simples toque dos dedos.

 

Agora, pense nisso não como uma diversão visual, mas como algo prático, um enorme GPS em 3D, que pode levá-lo aos lugares mais escondidos do planeta (como o vulcão da foto, localizado no Equador, em plena erupção). Tudo isso na palma da mão, via celular. Fantástico, não?

Claro, é apenas um protótipo, que por enquanto está sendo desenvolvido em parceria com a Apple. Mas que pode muito bem ser aberto a outras marcas no futuro. Basta estar numa rede 3G. E voar…

Em tempo: eis o link para assinar a versão beta do produto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago