Categories: Notícias

Arrombaram a festa

Quer dizer que agora a data-limite para implantação da TV Digital no Brasil não é mais 2016? Foi o que revelou a Folha Online ontem, citando como fontes o diretor do CPqD, Julio Castilho, e o próprio ministro Helio Costa. A alegação é que “esse cronograma não foi cumprido em nenhum país do mundo”.

Que maneira fácil de esconder a própria incompetência! Nos países que levaram a TV Digital a sério e respeitaram seus consumidores, o cronograma está sendo cumprido à risca. Já comentei aqui a campanha do governo americano para conscientizar os usuários sobre a necessidade de trocar seus equipamentos até 17 de fevereiro de 2009, quando encerram-se as transmissões analógicas. Em cidades da Alemanha e da Inglaterra, o sinal já foi cortado! O mapa acima mostra como é esse processo no Reino Unido.

Mais curioso é observar como o governo procura culpados para as falhas na implantação do padrão digital no Brasil. Segundo o ministro, enquanto a Globo tem sinal com potência de 15KW, outras emissoras entraram com sinal de 1KW, que naturalmente não pode ser captado. A culpa, portanto, seria das emissoras. Ora, as emissoras são uma concessão estatal, certo? Por que então o governo permitiu isso?

Bem, talvez seja demais cobrar respostas concretas e honestas dessa gente.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Planejamento somente no papel.O que o governo sabe fazer rápido é aumentar impostos ,isto sim.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago