Categories: Notícias

Política na web? Prepare-se!

Meu amigo Manoel Fernandes, da excelente revista/blog Bites, me manda um link interessante, que repasso por motivos de brasilidade. É a notícia do evento “Eleições 2.0 – Como a Internet Mudou a Política“. Vai ser no próximo dia 3, na cidade de Itu (SP). Alan Dubner, da empresa E-Research, especializada em pesquisas na web, vai comandar um seminário voltado para 100 políticos da região, quase todos candidatos a algum cargo nas próximas eleições.

No seminário, Dubner dá dicas sobre como usar bem a internet nas campanhas políticas. Bem, aí você pode me responder: “Mas que sacanagem! Eu quero mais é que esses caras se f…”

Calma, não é tanto assim. Na verdade, a E-Research é uma empresa que ensina as melhores maneiras de se usar a internet. Políticos são apenas uma das categorias que se alinham entre os clientes de Dubner. E ele parte do princípio – indiscutível – de que a internet é o meio de comunicação mais democrático que existe. Conclusão: os políticos que quiserem ganhar eleições vão ter que usá-la. E quem não souber fazer isso direito correrá mais riscos.

Sem dúvida, vai ser mais fácil cobrar e fiscalizar usando a web. E é bom que todos se preparem (internautas inclusive) para fazer bom uso dessa ferramenta tão poderosa. Em vez de ficarem reenviando spams, jogando conversa fora do Messenger ou entrando em sites de pornografia, que tal contribuir para que mais pessoas conheçam (mesmo) seus políticos? Assim, quem sabe consigamos varrer de cena os que hoje nos infernizam com CPMFs, CSSs, mensalões, dossiês etc.

Querem um exemplo da nova arma política? Um tal de Barack Obama, que aliás será tema de uma das palestras no evento de Itu. O candidato democrata à presidência dos EUA ganhou muitas adesões através das redes sociais, como o Facebook. E mandou produzir até um vídeo que circula com sucesso no YouTube, repetindo infinitas vezes seu lema: “Yes, we can”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago