Meu amigo Manoel Fernandes, da excelente revista/blog Bites, me manda um link interessante, que repasso por motivos de brasilidade. É a notícia do evento “Eleições 2.0 – Como a Internet Mudou a Política“. Vai ser no próximo dia 3, na cidade de Itu (SP). Alan Dubner, da empresa E-Research, especializada em pesquisas na web, vai comandar um seminário voltado para 100 políticos da região, quase todos candidatos a algum cargo nas próximas eleições.

No seminário, Dubner dá dicas sobre como usar bem a internet nas campanhas políticas. Bem, aí você pode me responder: “Mas que sacanagem! Eu quero mais é que esses caras se f…”

Calma, não é tanto assim. Na verdade, a E-Research é uma empresa que ensina as melhores maneiras de se usar a internet. Políticos são apenas uma das categorias que se alinham entre os clientes de Dubner. E ele parte do princípio – indiscutível – de que a internet é o meio de comunicação mais democrático que existe. Conclusão: os políticos que quiserem ganhar eleições vão ter que usá-la. E quem não souber fazer isso direito correrá mais riscos.

Sem dúvida, vai ser mais fácil cobrar e fiscalizar usando a web. E é bom que todos se preparem (internautas inclusive) para fazer bom uso dessa ferramenta tão poderosa. Em vez de ficarem reenviando spams, jogando conversa fora do Messenger ou entrando em sites de pornografia, que tal contribuir para que mais pessoas conheçam (mesmo) seus políticos? Assim, quem sabe consigamos varrer de cena os que hoje nos infernizam com CPMFs, CSSs, mensalões, dossiês etc.

barack2.jpgQuerem um exemplo da nova arma política? Um tal de Barack Obama, que aliás será tema de uma das palestras no evento de Itu. O candidato democrata à presidência dos EUA ganhou muitas adesões através das redes sociais, como o Facebook. E mandou produzir até um vídeo que circula com sucesso no YouTube, repetindo infinitas vezes seu lema: “Yes, we can”.

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