Categories: Notícias

Cade na briga Globo x Abril

A disputa entre a Globo e Abril por causa da MTV não repercutiu bem no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), um dos poucos órgãos do governo “deste País” que ainda consegue se manter imune a influências políticas. Digo “ainda” porque o presidente Lula acaba de nomear para o Conselho o sr. Olavo Zago Chinaglia, que vem a ser filho do presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia. Não o conheço, mas pelos antecedentes desse tipo de nomeação, não é bom sinal.

Bem, mas voltando à questão Globo vs. Abril. O Cade reclamou da Globo ter citado o órgão no comunicado que veiculou na imprensa, que dava a entender que já está resolvida a pendência em relação à ação movida pela Abril. Recapitulando: quando da fusão Sky/DirecTV, em 2006, a Abril enviou queixa ao Cade acusando a Globo de vetar a compra pela Sky de programação independente. Como o Cade ainda analisa o processo de fusão (essas coisas no Brasil levam anos…), pode ser que a nova briga da Globo influencie em sua decisão. Aliás, é tudo o que a Abril e as demais emissoras – incluindo aí programadoras não ligadas à Globo e os fornecedores de conteúdo independentes – mais desejam.

Falando nisso, até hoje não deu pra entender (ou deu?) a demora do Cade em julgar a fusão entre Sky e DirecTV, que resultou num virtual monopólio do setor de TV por satélite. O que leva obrigatoriamente à pergunta: o que acontecerá com os assinantes se o órgão decidir que as duas empresas não podem se unir?

Mais um pequeno registro sobre o assunto: a Pró-Teste, uma entidade de defesa do consumidor, quer que a Sky dê desconto aos seus assinantes por ter tirado a MTV do ar. E promete ir à Justiça (leia aqui). Nada mais justo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Poderia especificar a quais "antecedentes" o senhor se refere ao tratar da minha nomeação para o CADE?
    Obrigado,
    Olavo Zago Chinaglia.

  • Sr. Olavo vai dizer que não existe influencia política no atual governo? Que o cargo de presidente da Câmara Federal é disputadíssimo só porque o nome é bonito? Que o senhor ainda acredita em Papai Noel? Basta esmiuçar os últimos anos do atual governo que encontraremos os antecedentes!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

14 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago