Categories: Notícias

Publicidade na web

Se ainda faltava algum argumento para comprovar a força da internet como mídia, aqui está: a respeitadíssima revista Advertising Age, bíblia do mundo publicitário, divulgou esta semana estudo mostrando que em 2007 os anunciantes norte-americanos retiraram mais de US$ 1 bi (isso mesmo: um bilhão de dólares) de duas das mídias mais tradicionais – jornais e televisão – para destinar à publicidade on-line.

O levantamento refere-se apenas aos 100 maiores anunciantes, mas acho que basta, não? Afinal, essas empresas respondem por mais de 40% do bolo total. A conta é até simplória: ao longo do ano, os jornais americanos perderam US$ 674 milhões em faturamento publicitário, enquanto a mídia TV (aberta) teve sua receita diminuída em US$ 406 milhões. Total: US$ 1,080 bilhão. Já os veículos on-line aumentaram suas vendas em 33%.

Dissecando um pouco mais o estudo, encontrei dados interessantes sobre como a publicidade nos EUA se divide entre as diversas mídias (veja aqui). De fato, jornais e TVs abertas são os veículos que mais perdem receita nestes tempos on-line. O que, sem dúvida, tem a ver com o fato de que as pessoas cada vez passam mais tempo no computador, que é onde buscam informação e entretenimento.

Bem, lá os anunciantes já estão percebendo os novos ventos. E aqui?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago