Categories: Notícias

Cachorros grandes: a continuação

Mais um capítulo na disputa entre os grandes grupos de mídia brasileiros. Já vinha sendo comentado nos bastidores há algumas semanas, e agora saiu no Meio&Mensagem: a Globo negocia a compra do Estadão. Seria o maior negócio do setor de comunicação no País, dado o tamanho do Grupo Estado.

De concreto, sabe-se que as negociações realmente existem, mas não apenas com as Organizações Globo (que para fechar o negócio usaria seu braço editorial, a Infoglobo). Também estão na parada a Editora Abril, o grupo mineiro Sempre (dono de vários jornais regionais) e o político/empresário Orestes Quércia (que já foi dono da IstoÉ e teve participação na Carta Capital). O colunista Milton Coelho da Graça, do site Comunique-se, acrescenta à lista ainda o deputado federal Vittorio Medioli, do grupo mineiro Sada, do setor de transportes, e também dos jornais Supernotícias e Tempo, segundo ele atualmente com boa vendagem. Vejam quantos cachorros grandes!

Embora possa ser surpresa para os leitores, a possível venda do Estadão – certamente o jornal mais tradicional do País e aquele que por mais tempo conseguiu manter suas convicções políticas – já era esperada nos bastidores da imprensa paulista. O grupo vive uma crise financeira há pelo menos dez anos, decorrência de disputas na família Mesquita, fundadora do jornal, que há três anos foi afastada do comando. Como depende fundamentalmente de seus veículos jornalísticos (ao contrário de outras empresas do setor, o Estadão não tem negócios paralelos), o grupo está sentindo fortemente a crise do mercado editorial – que, é bom lembrar, não se restringe ao Brasil, é mundial.

A queda nas receitas publicitárias e a concorrência cada vez mais forte da internet (como, aliás, comentei aqui anteontem) só fazem acelerar esse processo. De qualquer forma, a concentração das mídias nas mãos de poucos grupos – também um fenômeno mundial – não é boa para o cidadão comum. Melhor seria se o Estadão se recuperasse pelas próprias pernas e voltasse a ser o grande defensor da democracia que um dia já foi.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago