Categories: Notícias

Internet pelos ares

A excelente colunista Débora Fortes, da Info, revela que a American Airlines iniciou o serviço de internet banda larga a bordo. Por enquanto, são 15 aviões Boeing 767-200 equipados com WiFi da operadora Aircell. O serviço é gratuito, mas logo passará a ser cobrado (12,95 dólares por vôo, valor que considero bem razoável, se o serviço realmente funcionar).

O sinal, diz Débora, é captado por três antenas externas instaladas no avião, que o recebem de 92 torres terrestres. A velocidade máxima é de 2Mbps por usuário, isto é, quanto mais gente usando, mais lento fica o serviço. Só não concordo com a colunista quando ela critica o fato de a companhia bloquear as ligações em VoIP, Skype etc. Como passageiro, ficaria extremamente incomodado de ter alguém do lado falando horas sem parar. E convenhamos que não seria fácil limitar horários para, digamos, 400 passageiros.

Que usem o Messenger, que foi feito exatamente para essas situações. E que outras companhias – inclusive no Brasil (será sonhar muito?) – sigam o exemplo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago