Categories: Notícias

Os criminosos são eles!

A sempre competente repórter Elvira Lobato, na Folha de S.Paulo de hoje, fala sobre um projeto de lei contra crimes eletrônicos, que está em tramitação no Congresso. Pela descrição, é um texto tão sem pé nem cabeça que pode transformar todos nós, usuários da internet, em criminosos.

Segundo a reportagem, com base em estudo feito por um grupo de professores de Direito da FGV/RJ, o tal projeto traz coisas como pena de 3 meses a 1 ano de prisão para quem “acessar rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado sem autorização do legítimo titular, quando exigida”. O “legítimo titular” é que autorizaria, ou não, o acesso, vejam só! Dizem os professores da FGV que uma lei tão abrangente permitiria levar à cadeia até mesmo quem usa celular, que nada mais é do que um “dispositivo de comunicação”, certo?

Notem que o projeto previa, na sua versão original, a identificação explícita de toda pessoa que enviasse um e-mail. Felizmente, essa aberração foi retirada do texto. Mesmo assim, ainda corremos o risco de ver absurdos parecidos serem votados e até aprovados pelos senhores congressistas. E tudo isso com o festival de escândalos que continua assolando o governo e o Congresso.

Será que eles pensam que os criminosos somos nós?

Para ilustrar, encontrei aqui no site Jus Navigandi, especializado em direito, uma boa explicação sobre crimes cibernéticos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago