Categories: Notícias

Quando a mídia vira assunto

Ainda a propósito do comentário que fiz ontem aqui sobre os limites da mídia, deixei de mencionar o caso da repórter Andrea Michael, da Folha de S.Paulo, que foi a primeira a denunciar o escândalo envolvendo os megaempresários Daniel Dantas e Naji Nahas. A partir das informações colhidas por ela, em abril, o caso ganhou nova dimensão, desembocando nas prisões dos últimos dias. Andrea teve sua prisão solicitada pela Polícia Federal para “prestar esclarecimentos” sobre os dados que possui e que podem ser valiosos na investigação. O jornal se recusou a liberá-la, alegando sigilo de fonte.

De fato, é uma lei sagrada do jornalismo que as fontes sejam preservadas. Não fosse assim, muitos dos escândalos que a imprensa vem denunciando sequer teriam sido ventilados. O sigilo da fonte foi o principal responsável, por exemplo, pela queda do presidente americano Richard Nixon, nos anos 70, devido ao chamado “Caso Watergate”. Mas é preciso ter calma. Será que um cidadão, ainda que seja jornalista, tem o direito de esconder informações da polícia e, com isso, contribuir para acobertar criminosos?

É o que me parece estar acontecendo, no caso. O que você acha?

Este texto ajuda a entender um pouco a questão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago