Categories: Notícias

Um selo anti-contrabando

Excelente a idéia da distribuidora Syncrotape de introduzir no mercado um selo de garantia da procedência de seus produtos. A intenção, segundo Anderson Reis, diretor da empresa, é lembrar o consumidor sobre a importância de sempre verificar de onde vem o produto que está comprando, algo que infelizmente nem todo mundo valoriza.

Num país em que as pessoas buscam a todo momento levar vantagem (ainda que em prejuízo de outras), uma iniciativa como essa só merece elogios. A Syncrotape vem analisando o segmento onde atua há vários meses. A constatação é de que boa parte das marcas que representa acaba entrando no País por vias ilegais. Há aí uma mistura de esperteza com falta de informação. Muitos podem até adquirir o produto ingenuamente, achando que, ao pagar preço mais baixo, estão fazendo um grande negócio. Outros são simplesmente aproveitadores. O que acontece com a Denon, por exemplo, é um despropósito: uma das melhores marcas de receivers do mundo é negociada tranqüilamente via Paraguai.

Além do evidente risco que afeta quem compra (funciona no caso o famoso “La Garantia Soy Yo”), a própria marca é desvalorizada quando isso acontece. Já vimos esse filme várias vezes no passado, com marcas antes conceituadas – como Pioneer, Jamo e Yamaha – sendo desrespeitadas, muitas vezes com a conivência dos próprios distribuidores e fabricantes. Espero sinceramente que a Syncrotape consiga reverter o quadro. Evidentemente, a distribuidora não pode oferecer garantia e assistência técnica para aparelhos importados no mercado “informal”, daí a importância de uma campanha como essa.

De minha parte, posso dizer que a Revista HOME THEATER&CASA DIGITAL apoia integralmente a idéia e irá divulgar o selo de todas as formas possíveis. É o mínimo que podemos fazer para ajudar a moralizar esse mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago