Categories: Notícias

OLED: agora é pra valer

A notícia saiu no jornal Nikkei Shinbum, de Tóquio, sem muito alarde. Mas foi repercutida por alguns blogs especializados em tecnologia pelo mundo afora: o governo japonês decidiu dar apoio a sua indústria na disputa contra os coreanos. Vai financiar um plano de produção em massa de displays OLED, tidos como os sucessores dos LCDs. A idéia é baratear ao máximo esses aparelhos antes que os coreanos o façam. No LCD, como se sabe, os chamados chaebol – que é como se chamam os grandes conglomerados industriais financiados pelo governo da Coréia – estão nadando de braçada.

Pelo plano, até 2013 o consumidor dos principais países poderá adquirir um TV OLED de 40″ a preço acessível. Além de oferecer imagens mais brilhantes e com cores mais intensas, esses TVs consomem menos energia (o que cada vez mais será um diferencial) e são finíssimos: 3mm de espessura, contra 10cm dos LCDs. Foram chamadas para compor o grupo que vai encarar esse desafio simplesmente as quatro grandes japonesas: Sony, Toshiba, Panasonic e Sharp (entre outras).

Por enquanto, somente a Sony lançou um display OLED (está em exposição na loja-conceito da empresa, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo – veja o vídeo). Mas Samsung e LG já demonstraram seus protótipos em eventos internacionais. E a Panasonic prometeu o seu, de 37″, para daqui a três anos.

Se o plano der certo, vai ser uma briga boa de se ver. Para saber um pouco mais sobre a tecnologia OLED, sugiro este artigo e este site.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando!
    Parabéns pelo blog! Muito bom!
    Cara, gostaria de saber se estas telas OLED apresentam a solução para a falta de degradê do preto apresentada pelas telas LCD?
    Grande abraço!

  • Orlando, quando teremos uma notícia dessa de incetivo a produção no Brasil?
    O Governo japonês parece que atrasou o relório nesta tomada de decisão, espero que não seja tarde demais.
    Um decisão politica que favorece a economia, sociedade e o meio ambiente.
    Abs.Dinaldo

    • Sim, Dinaldo, lá essas coisas são tratadas de modo diferente. Mas também acho que é tarde. A meu ver, OLED é coisa pra daqui uns cinco ou seis anos, se nada acontecer nesse meio-tempo. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago