Categories: Uncategorized

Search, uma palavra mágica

Os mecanismos de busca são a grande força da internet. Até aí, não estou contando nenhuma novidade. A maioria das pessoas, quando entra na web, está à procura de alguma informação específica e utiliza os sites de busca disponíveis, dos quais o Google é o mais conhecido. Não é coincidência que essa seja a empresa mais lucrativa do mundo virtual (veja seu crescimento no gráfico acima).

Mas esse reinado pode agora começar a ser ameaçado. Reportagem do excelente Renato Cruz no Estadão deste domingo mostra como funciona a Powerset, pequena empresa da Califórnia que acaba de ser comprada pela Microsoft. Já que a MS não conseguiu adquirir a Yahoo, que seria seu trunfo para combater a expansão da Google, a alternativa foi apostar numa solução diferente. A Powerset propõe um método de busca que chama de “semântico”: enquanto no Google você digita uma palavra e o sistema localiza milhares de sites onde aquela palavra aparece, no Powerset o sistema é mais, digamos, inteligente; pode compreender frases inteiras.

Exemplo dado pelo fundador da empresa, Barney Pell: se você procura roupas de times de futebol no Google, o sistema vai buscar cada palavra individualmente. Você então corre o risco de ficar um tempo enorme visitando sites de “roupas”, que nada têm a ver com o motivo da busca. No Powerset, o sistema irá achar somente os sites ligados a “roupas de times de futebol”, facilitando enormemente a busca.

Pell estará esta semana em São Paulo, participando do evento Search Marketing Expo, e poderá dar mais detalhes a respeito. De minha parte, sempre achei estranho esse mecanismo do Google, em que o computador parece burro. Claro, ninguém ainda testou pra valer o Powerset, embora se saiba que a Microsoft está investindo pesado nele. Mas, se pelo menos for um sistema menos burro, já será um grande avanço.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago